Santa Joana Têxtil

contato@santajoanatextil.com.br (47) 3354-4024

Home  > Personalização >  Impressão por sublimação

Quem gosta de cores vivas e de tons brilhantes costuma apreciar a estamparia por sublimação. A técnica tem esse nome justamente porque o corante é transferido do estado sólido ao gasoso, sendo os gases pigmentados que ancoram em fios de polímeros — o poliéster é o mais aplicado — tingindo-o para sempre. É a reação dos corantes com o fio sintético que torna as cores vivazes e radiantes, num processo de preços módicos.

Nossa conduta

Sobre clicar "Sim, aceito..."

Ao assinalar que aceita receber uma amostra virtual, você concorda que enviemos um e-mail com uma ilustração (imagem) da referida amostra.

Sobre o envio da amostra virtual
A amostra virtual não é um objeto físico, daí seu nome "amostra virtual". Trata-se de uma imagem (ilustração/foto/desenho) que você vai receber em seu e-mail. Caso não receba uma resposta em até dois (2) dias úteis, queira por favor verificar a Lixeira ou a Caixa de Spam. Passado esse tempo, envie e-mail para criacao@santajoanatextil.com.br informando da ausência de resposta.

Nossa Política de Privacidade
Nossa política anti-spam garante que seus dados, inclusive e-email, não serão divulgados a terceiros.
Assim como não faremos nenhum uso de suas imagens, logos, fotos de pessoas, paisagens ou ambientes, caso sejam enviadas, exceto para criar uma amostra para a sua toalha.
Nossa política de privacidade visa assegurar que quaisquer informações relativas aos usuários e/ou clientes não serão fornecidas, publicadas, comercializadas ou usadas em nenhuma circunstância, salvo na comunicação entre nossa empresa e você. Ou seja, suas informações estarão seguras conosco e não serão transmitidas a outrem.

Impressão por sublimação: uma história plena de arte

Inventada pelo técnico em Química francês Noël de Plasse, em 1957, a técnica da estamparia por sublimação ganhou o mundo da moda em meados dos 1980, especialmente depois da disseminação dos computadores pessoais e mais ainda nos anos 90 com as impressoras de mesa. A par da sua aplicação têxtil — Plasse trabalhava na maior tecelagem da Europa, a Lainière de Roubaix * — o tingimento por sublimação teve muita aplicação em fotografia.

O célebre artista estadunidense, Andy Wharol tem muitas obras com essa técnica. Na fotografia, no entanto, o corante não sublima, isto é, não passa do estado sólido ao gasoso sem passar pelo estado líquido.


Elizabeth Taylor e Marilyn Monroe em célebres obras de arte com sublimação do artista
Andy Warhol, dos EUA.


Já na aplicação têxtil, o corante sublima de verdade. É em estado gasoso que ele ancora.
Hoje, o processo mais empregado é o da termosublimação: o corante impresso num papel resistente é aquecido a quase 200º e prensado a quente sobre um tecido de poliéster ou outro polímero. Os corantes sublimam: passam do estado sólido ao gasoso sem se tornarem líquidos. É a ancoragem de gases pigmentados transferidos nos fios sintéticos que garantem o tingimento perene. Essa transferência inspirou o outro nome da técnica: transfer.

Atualmente, o transfer é uma técnica bastante popular, graças ao acesso às impressoras a laser e inkjet. Os corantes que antes eram sublimados eletrostaticamente, hoje o são por um processo de termopressão.
A Lainière de Roubaix é a fiação que inventou os novelos de lã Pingouin e a griffe Korrigan.

LOCALIZAÇÃO


Rua Dez de Junho, 1428 — G1
88360-000 — Guabiruba SC
Brasil
Veja onde estamos

CONTATOS


T: (47) 3354-4024
F: (47) 3354-4048
sjoanatextil
contato@santajoanatextil.com.br
vendas@santajoanatextil.com.br

COPYRIGHT


Copyright © 2014 - 2017

Têxtil Santa Joana Ltda.®
All Rights Reserved.
Todos os Direitos Reservados.
Expediente do website.


BAIXE NOSSO CATÁLOGO 2016


AVISO IMPORTANTE

As cores das toalhas vistas neste website são referências. Podem existir diferenças entre as tonalidades da tela e as cores reais.